Cardiologia: evolução que gera mais perspectiva de vida

Inovações em ciência e tecnologia possibilitam avanços em diagnósticos, tratamentos e resultados.

O quanto você cuida da saúde do seu coração? Para chamar a atenção diante desse assunto e conscientizar a população, é celebrado nesta terça-feira (14) o Dia Nacional do Cardiologista. A escolha desta data foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o objetivo de reforçar a importância do trabalho deste profissional, além de alertar a sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde cardíaca.

Perfil

Conforme o cardiologista de Erechim, Célio Fahl, comparativamente a cerca de três décadas, tempo em que o médico atua em Erechim, é perceptível a mudança de postura por parte de muitos pacientes no que se refere à prevenção e cuidado da saúde. “Atualmente muitas pessoas realizam o conhecido “check-up”, contudo, a maioria dos pacientes ainda se refere à aquela parcela que apresenta algum tipo de alteração na saúde cardiológica que é descoberta após alguma consulta ou exame admissional”, comenta. Segundo o especialista, a hipertensão continua sendo o principal problema de saúde pública cardiológica. Em torno de 30% da população é hipertensa, considerando ainda, que a doença possui alguns riscos, entre os quais está o desenvolvimento de problemas como o Acidente Vascular Cerebral, infarto ou danos no sistema renal. Por isso, a palavra “de ordem” é a prevenção. “A saúde é nosso maior patrimônio, sendo que enquanto temos saúde, temos que preservá-la, pois é muito melhor que tratar a doença. Cuidamos do carro, dos animais de estimação e porque não encontramos um tempo para investirmos numa consulta, em exames complementares?”, questiona. Fahl salienta que nas últimas décadas a cardiologia é uma das especialidades que mais evoluiu tanto no que diz respeito a ciência como também à tecnologia. “Várias são as alternativas e métodos curativos não-cirúrgicos, tais como os “Stents”, a angioplastia, entre outros que são resolutivos ou ainda melhores que as cirurgias”, pontua. Aliado a isso, há o avanço nos exames diagnósticos, medicamentos que melhoraram inclusive a perspectiva de vida. “Há novas possibilidades para mais avanços e devemos estar atentos para levar aos pacientes”, reforça.

Avaliação local

Na opinião do médico, Erechim está muito bem servido de uma estrutura de profissionais e equipamentos, especialmente na área da cardiologia, a qual dispõe de todo o arsenal terapêutico e de tratamento de doenças vasculares, exceto a cirurgia cardíaca. “Quando comecei a atuar em Erechim éramos em quatro colegas e atualmente somos em 12. Vejo com satisfação e entusiasmo essa agregação de novos profissionais, com maneiras diferentes de trabalhar mas todos valorizando a ciência, seguindo as recomendações que as pesquisas e as diretrizes médicas orientam. Do mesmo modo, sei de acadêmicos de medicina, filhos de erechinenses que projetam uma atuação na cardiologia. Enquanto profissionais, temos um grupo que trabalha de maneira harmônica, realizamos reuniões periódicas, com discussões de casos e estudos”, acrescenta.

Matéria Retirada do Jornal Bom dia, 14/08/2018.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *