O município de Erechim e a região do Alto Uruguai contam com a atuação de mais um profissional na área de reumatologia.

Na ocasião, ele comentou sobre a expectativa de trabalhar na região, curiosidades sobre a especialidade e pontuou sobre as doenças mais comuns.

Renato é formado em medicina desde 2001 e concluiu a especialidade em reumatologia no ano de 2005. Formado pela Unicamp, em Campinas/SP, após casar-se fixou residência em Vinhedo, aonde continuará a atuação uma vez por mês.

Conforme o médico, a mudança de residência ocorreu em razão de motivos pessoais, para ficar mais próximo de familiares. Ao mesmo tempo, Renato procurou aliar o objetivo à carência de profissionais na região e também considerou o custo de vida no município, além do fator segurança e educação.

Sobre a especialidade, ele relatou que é uma área que está em crescimento, principalmente em razão das demandas dos pacientes. Contudo, é considerada rara devido a pouca quantidade de profissionais especializados na área. “Fizemos medicina para curar os pacientes e a minha área não tem cura. Diante disso, criamos um vínculo. Além de ser uma área muito ampla, há muitas doenças e sintomas reumatológicos que também podem ser causados por outras doenças, tais como uma descompensação da tireóide, por exemplo”, explica.

Conforme o médico, entre as preocupações médicas está a qualidade das faculdades de medicina pelo país e a não continuidade ou acompanhamento do tratamento por parte de muitos pacientes. “Acredito que futuramente chegaremos à cura das doenças, pois provavelmente haverá terapias genéticas. Atualmente é uma área basicamente de ambulatório, que não precisa fazer muitos exames para obter o diagnóstico”, pontua.

Sobre as doenças reumatológicas mais comuns está a osteoartrite, a artrose – bico de papagaio – até uma doença mais grave, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico.

“É importante que o encaminhamento médico a um especialista seja rápido, considerando que pessoas jovens também podem enfrentar doenças reumatológicas”, alerta.

Segundo o médico, a questão emocional também influencia no surgimento dos problemas. Por isso, exercícios físicos podem auxiliar muito na prevenção das doenças e melhoria do bem-estar. Sem contar que manter bons hábitos é fundamental para a qualidade de vida.

Os atendimentos do especialista ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 14h às 18h, no Centro Hospitalar Santa Mônica.

Matéria Retirada do Jornal Bom Dia, 11/01/2018.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *