Santa Mônica presente no Congresso Americano de Urologia

O médico urologista Dr. Antonio Ernesto Todeschini, do Hospital Santa Mônica participou no último mês do congresso anual da Associação Americana de urologia (AUA2018). O evento foi realizado de 18 a 21 de maio na cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia. Na ocasião estiveram presentes mais de cinco mil congressistas de todo o mundo.

Segundo o Dr. Todeschini, foram abordados novas tecnologias entre elas o uso do Robot em cirurgias urológicas, novas tecnologias cirúrgicas em cálculos de rim e ureter. Também foram ressaltados temas como novas formas de conduzir o paciente portador de câncer da próstata que incluem desde vigilância ativa (já propagada há tempos e iniciada pelos canadenses), imunoterapia, novas formas de quimioterapia e cirurgia e\ou radioterapia, além de terem sido abordados novos avanços na condução da Doença de Peyronie’s.

No evento foi dado ênfase, ainda, nos exames de imagem, mais precisamente de ressonância magnética multiparamética em pelve com o uso da nova bobina de 30 canais que permite melhor visualização das estruturas. Esta bobina de 30 canais foi recentemente adquirida pelo Santa Mônica imagem, permitindo um upgrade do equipamento de ressonância magnética Aero XQ 45 canais, que estará à disposição para exames em 30 dias.

De acordo com o Dr. Todeschini, o congresso foi importante para consolidar o que já é realizado em Erechim e novos caminhos a serem seguidos num futuro próximo.

Matéria Retirada do Jornal Bom dia, 01/06/2018.