Secretaria e parceiros lançam a primeira campanha Atchim Erechim!

Mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde soma-se a outras já em andamento com o objetivo de tornar mais saudável a comunidade erechinense. Sob sua coordenação, formou-se o grupo responsável por ações de prevenção que contemplarão diferentes áreas da saúde.

Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST), Unimed Erechim, Hospital de Caridade, Centro Hospitalar Santa Mônica, juntamente com a SMS lançaram, na manhã desta terça-feira (12), a primeira de uma série de campanhas para evitar doenças. No auditório do Hospital de Caridade na presença de autoridades, representantes de entidades, secretários municipais e o prefeito da cidade, deram início à Campanha Atchim Erechim!.

A ação coletiva vai disseminar em toda a cidade material de alerta sobre a gripe. Ao afirmar que supermercados, escolas, restaurantes, bancos, coletivos urbanos, lojas e demais estabelecimentos comerciais, dentre outros, serão pontos de apoio e multiplicadores, o Secretário Municipal de Saúde Jackson Arpini salientou que “é preciso criar uma consciência coletiva de que prevenir é o melhor caminho, traz benefícios não somente ao estado geral do indivíduo, mas também reflete positivamente na sociedade com ganhos em todos os sentidos”.

Ao se pronunciar apoiando a iniciativa, o prefeito de Erechim alertou sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte somando-se aos esforços do poder público. “Nós temos o dever de facilitar toda ação em prol da população, mas para alcançarmos os objetivos de todas essas campanhas precisamos nos unir e trabalhar juntos. Avançamos quando nos unimos em torno de um propósito”, enfatizou Luiz Francisco Schmidt.

Durante palestra que fez parte da programação de lançamento, o médico pneumologista Leandro Gritti esclareceu dúvidas sobre a gripe, detalhou sintomas, alertou sobre cuidados e destacou medidas de prevenção. A Campanha Atchim Erechim! prossegue até o grupo, formado por entidades públicas e privadas, lançar o próximo dos demais temas que visam a prevenção de doenças. Na sequência serão trabalhadas as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e a prevenção ao Aedes Aegypti. Outros temas que ao longo do ano se mostrarem necessários também serão incluídos na agenda de campanhas.

Fotos: Ascom da Prefeitura