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Ano novo começando e de costume estabelecemos novas metas. Novos objetivos. Esperamos novos ares. Mudanças. Então por que não começar por você. Por sua saúde?

É importante discernir que uma alimentação equilibrada juntamente com outros hábitos saudáveis de vida (não fumar, praticar exercícios com orientação de profissionais da educação física…) está diretamente relacionada a uma melhoria da qualidade e expectativa de vida, ajudando a prevenir diversas doenças, portanto indo muito além da visão estética.

Algumas dicas valiosas para uma alimentação saudável são:

– Beba bastante água para manter-se hidratado;
– Retire a gordura aparente das carnes, cuidando também com o modo de preparo, optando por preparações assadas, grelhadas e com pouca gordura;
– Consuma verduras e legumes variados diariamente, pois contém fibras que auxiliam na função intestinal, na manutenção da glicemia e colesterol em valores normais. Além disso quanto mais colorido o prato maior a variedade de vitaminas e minerais!;
– Prefira os alimentos integrais aos carboidratos brancos ou refinados (arroz, pães,massas, enfim farináceos e derivados). Estes últimos, por processos de industrialização, perdem muitas propriedades nutricionais além de que o consumo excessivo e rotineiro deles pode interferir na glicemia e trigliceridemia;
– Evite doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
– Quanto mais natural o alimento melhor: descasque mais e desembale menos. Afinal, os industrializados são ricos em conservantes, açúcar, sal, corantes e outros químicos.

A consciência de que não se trata de uma dieta e sim de uma reeducação
alimentar que busque harmonia, qualidade e quantidade equilibradas é um começo para um projeto ano todo para vida inteira, por que projeto verão dura apenas a estação.

Fuja de dietas malucas e procure um nutricionista para um projeto duradouro e efetivo. Aproveite os pacotes de ano novo e cuide de você e de quem você ama.