Rua Itália, 878 - Erechim, RS

SANTA MÔNICA

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% da população brasileira está mais exposta a alergias oculares entre os meses de junho a setembro.


A conjuntivite alérgica, por exemplo, é a campeã de problemas que incomodam os olhos no inverno.


Ao sinal de coceira, vermelhidão, secreção e ardência, não hesite em consultar um oftalmologista. Isso porque os sintomas coincidem com outras doenças oftalmológicas, sendo necessário, portanto, uma investigação aprofundada para o correto diagnóstico.


Procure controlar o impulso de tocar a região dos olhos, especialmente se você estiver em locais públicos.

OLHO SECO


A falta de lubrificação dos olhos provoca coceira, vermelhidão, ardência e visão embaçada. A sensação é de como se a pessoa tivesse areia nos olhos.
As causas mais comuns para o quadro de olho seco são características que se acentuam durante o inverno, como a baixa umidade, a maior quantidade de partículas em suspensão no ar pela menor incidência de chuvas nessa época, a poluição, entre outros fatores.
Se, associado a tudo isso, a pessoa ainda tiver o hábito de permanecer longas horas olhando para telas de equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares ou tablets, os sintomas tendem a piorar ainda mais.
Um dos principais sintomas do quadro de olho seco é a coceira que isso provoca.

TERÇOL
Também temos o terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias.

SINTOMAS COMUNS DO TERÇOL NO OLHO
• Inchaço com a presença de pus;• Dor no local;• Vermelhidão na região;• Fotofobia (sensibilidade à luz);• Visão embaçada;• Lacrimejamento constante.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DE TERÇOL NO OLHO?
As diversas causas incluem:
• Blefarite. É um problema que causa a inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e essa inflamação pode causar o terçol;
• Oleosidade em excesso nos olhos. Quem tem muita oleosidade nos olhos pode ter as glândulas sebáceas obstruídas, o que ocasiona o terçol;
• Infecção bacteriana, que é quando uma bactéria fica alojada dentro da glândula, causando o problema nas pálpebras;
• Mau funcionamento das glândulas – pode ocorrer por diversos fatores distintos.

COMO TRATAR TERÇOL NO OLHO
Em geral, o terçol costuma desaparecer sozinho em até uma semana, então na maioria das vezes não é necessário ir ao médico.


Porém, se o problema perdurar por mais dias, se espalhar para o rosto (deixando outras áreas vermelhas, quentes e doloridas), prejudicar a visão ou deixar os olhos vermelhos/irritados, o recomendado é procurar um oftalmologista.

Algumas dicas de cuidados com os olhos no inverno, procure manter o ambiente arejados isso porque em ambientes fechados e com acúmulo de pó se tornam mais propenso à presença de bactérias que ao terem contato com os olhos irritam a visão e podem causar problemas.


Evite tocar a região dos olhos procure controlar o impulso de tocar a região dos olhos, especialmente se você estiver em locais públicos.


DR. ANDRE HERMES AGNOLETTO CRM 33745