Rua Itália, 878 - Erechim, RS

A médica radiologista Karina Todeschini, responsável técnica pelo Santa Mônica Imagem, esteve três meses no Centre Hospitalier Universitaire em Lille, na França, e conta como foi sua experiência.

Lille está entre as quatro maiores cidades da França e fica bem ao norte, a menos de 300 km de Paris, Londres e Amsterdã. É também a cidade onde nasceu o personagem da Segunda Guerra Mundial Marechal Charles de Gaulle.

O complexo hospitalar é imenso e dividido por áreas em diversos prédios, no estilo Santa Casa de Porto Alegre. A radiologia musculoesquelética, área em que mais atuo, é referência mundial. Acompanhei o serviço no hospital Roger Sallengro, onde também fica a ortopedia. Todos os métodos de imagem têm a mesma importância para os franceses, mesmo os raios-x, muitas vezes negligenciados no Brasil.

A vivência do dia-a-dia e das duas aulas semanais (aulas que davam água na boca, por sinal!) serviu para me atualizar, reforçar conceitos e refinar meu conhecimento. Agora, de volta, espero por em prática na Santa Mônica Imagem todo o aprendizado adquirido.

Matéria Retirada do JBV ONLINE, 04/08/2017.