A nefrologia é a especialidade médica que trata das doenças renais – cálculos, nefrites, infecções urinárias, doença renal aguda e crônica. Atuando ainda no tratamento dialítico quando necessário – hemodiálise e diálise peritonial.
A doença renal crônica se caracteriza pela redução progressiva da filtração do sangue pelos rins.
A doença renal crônica nas suas várias fases vem se apresentando como uma verdadeira epidemia devido ao grande número de casos. É uma doença silenciosa, muitas vezes só diagnosticada nas suas fases mais tardias, tem consequências graves por aumentar significativamente o risco de morte prematura em geral por doenças cardiovasculares – infartos miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Esta doença tem como principais causas, a hipertensão arterial, o diabetes e as doenças renais familiares ou adquiridas. Portante o controle adequado destas enfermidades é fundamental.
O diagnóstico pode ser feito através de um simples exame comum de urina e de um exame de sangue chamado de creatinina sérica.
Devido ao comprometimento multi-sistêmico da doença é preciso a orientação do médico especialista para o seu tratamento, a fim de controlar a doença evitando sua progressão e complicações.