74º Congresso Brasileiro de Cardiologia

A Dra. Ziliola Taglietti, do serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Santa Mônica, participou do maior encontro de Cardiologia brasileiro e latino – americano, o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia na cidade de Porto Alegre, dos dias 19 a 22 de setembro. O congresso abordou temas relacionados à saúde cardiovascular e prevenção de doenças cardíacas e é um dos mais importantes eventos da área. Foram aproximadamente 7000 médicos inscritos compartilhando um objetivo em comum: conhecimento e atualização na área de Cardiologia. Na oportunidade foi lançada a atualização da Diretriz de Prevenção com novas estratégias para o combate das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no país.

Em 2019, as doenças do coração serão responsáveis por 400 mil mortes. O coração mata duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes da violência e seis vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por AIDS, é uma epidemia que precisa ser combatida com prevenção.

A Diretriz orienta os médicos a estratificar o risco de cada pessoa em relação às doenças cardiovasculares e ordena as categorias em baixo, moderado e alto risco. Indica-se os tratamentos, com base nas evidências, e estratégias para minimizar os riscos de um infarto ou AVC, mas o paciente tem que ajudar e fazer a sua parte para que viva mais e melhor.