Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular é a especialidade médica que trata das doenças das artérias, das veias e dos vasos linfáticos. Envolve o tratamento das varizes de membros inferiores através de cirurgia, escleroterapia simples ou escleroterapia com espuma. Trata as doenças arteriais obstrutivas ou aneurismáticas via cirurgia aberta ou endovascular através do implante de stents ou endopróteses vasculares.

Também faz parte da área de atuação do cirurgião vascular a confecção de acessos para hemodiálise em pacientes com insuficiência renal.

A partir de agora o Centro Hospitalar Santa Mônica conta com o Dr. Marcelo Lopes, que atende vários Convênios: CABERGS, Cartão Saúde Santa Mônica, Coopusaúde, IPERGS, Prefeituras e Unimed.

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (2009)
CREMERS 33569

Residência médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2011 a 2012)
RQE 30487

Residência médica em Cirurgia Vascular pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013 a 2015)
RQE 27661

Residência médica em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2016 a 2017)
RQE 30488

Cirurgião Vascular do Hospital Santa Mônica
Professor do Curso de Medicina da URI.