Cirurgião Dentista, Roberto Zanin, constantemente adquire conhecimento fora do país

O Cirurgião Dentista, Roberto Zanin, Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, recentemente trabalhou em Madri com um dos mais renomados cirurgiões de ATM (articulação temporomandibular) do mundo, Prof. Dr. Rafael Martín Granizo. Após este período, realizou um curso intensivo de Cirurgia Ortognática em Munique na Alemanha e então, retornou ao mesmo Hospital Universitário da Basiléia, na Suíça, onde esteve em 2014 para visitar o laboratório de tecnologias aplicadas à saúde e impressões 3D, onde são um dos pioneiros neste tipo de pesquisa e responsáveis pelos mais recentes e relevantes avanços científicos na área. O intuito foi estar atualizado com as novas tecnologias que cada vez mais se tornam imprescindíveis para o diagnóstico e planejamento dos procedimentos, sejam eles cirúrgicos ou conservadores. Além disso, o foco é trazer para a prática, técnicas e tratamentos menos invasivos, buscando cada vez mais resultados excelentes, previsíveis e melhorando a qualidade de vida aos pacientes.

Roberto acredita que é muito importante adquirir conhecimento em grandes centros fora do país devido a diversos. “Um dos pontos determinantes é manter-se atualizado sobre novos tratamentos e alinhado ás condutas que estão sendo realizadas nos principais centros da especialidade no mundo. Outro fator importante, é estar conectado com professores e profissionais experientes que contribuem de maneira bastante qualificada com o desenvolvimento de novas técnicas e tratamentos mais eficientes para as diversas patologias e doenças na área médica em geral e especialmente da Cirurgia Bucomaxilofacial. Apesar de termos avançado muito em saúde no país, ainda é indiscutível de que os principais avanços tecnológicos, pesquisas científicas e a grande maioria dos novos tratamentos eficientes se encontram atualmente na Europa e Estados Unidos.”

É importante destacar que o Brasil possui diversos hospitais excelentes, mesmo quando comparados aos melhores hospitais Europeus e, além disso, contamos ainda com profissionais excepcionais e referências em diversas especialidades reconhecidos internacionalmente. No entanto, de uma maneira geral, ainda há uma grande diferença, principalmente quando falamos sobre o acesso às tecnologias, materiais e equipamentos de ponta. Apesar de termos no Brasil acesso às inovações voltadas à saúde, muitas vezes esbarramos nos altos valores com que esses equipamentos aqui chegam e, o que em outros lugares fazem parte do cotidiano já há muito tempo, aqui ainda são exceção à regra. “O objetivo deste período de estudos e aprendizados foi o de trazer essas novas tecnologias e técnicas cirúrgicas para nossa rotina e, também para hospitais que podem nos dar o mesmo suporte e a estrutura que vemos nos principais centros de Cirurgia Bucomaxilofacial do mundo, como é o caso do Hospital Santa Mônica.”

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *