Dr. Israel de Oliveira Ramos esclarece algumas dúvidas sobre Hepatites Virais

A hepatite é uma infecção no fígado que pode chegar a ser grave manifestando-se por cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Na maioria das vezes não apresentam sintomas permanecendo por décadas no parênquima hepático formando fibrose e cirrose que podem levar ao desenvolvimento de câncer.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C:
Hepatite A: o vírus da hepatite A é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, através de alimentos ou da água contaminada.
Hepatite B: o vírus da hepatite B está presente no sangue e secreções, é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.
Hepatite C: o vírus da hepatite C está presente no sangue contaminado, em equipamentos, médicos, odontológicos, de tatuagens, de manicure não esterilizados ou mal esterilizados. Relações sexuais sem o uso de preservativos e transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou parto (menos comum).
Prevenção:
Vacina para hepatite A e B.
Lavar bem os alimentos assim, como ingerir água filtrada ou fervida.
Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.);
Usar preservativo nas relações sexuais;
Não compartilhar quaisquer objetos utilizados para o uso de drogas;
Toda mulher grávida precisa fazer, no pré-natal, os exames para detectar as hepatites B e C.
Fonte: site MS
Dr. Israel de Oliveira Ramos
CREMERS 33486
RQE 26224

📌Rua Itália, nº 878, Erechim – RS
(54) 2107-0500

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *