Os cuidados que os pacientes oncológicos devem ter durante a pandemia

Com a pandemia mundial devido a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, os cuidados foram redobrados. Para os pacientes oncológicos, os cuidados não são diferentes da população geral: lavagem das mãos, utilização de máscaras de proteção, cuidados básicos de higiene.

De acordo com o médico oncologista, Dr. Pablo Ribeiro, se a imunidade estiver abaixo do preconizado pelos oncologistas, o paciente não poderá realizar os tratamentos indicados. Ele também ressalta a importância de manter a rotina de consultas e exames.

Os critérios de internação continuam os mesmos de antes da pandemia. Os pacientes oncológicos devem se manter atentos aos sintomas como: febre, falta de ar, cansaço, dificuldade de alimentação. Para Dr. Pablo, “jamais deve ser interrompido os tratamentos oncológicos. Salvo casos de o paciente estar muito debilitado e necessitar internação hospitalar”.

Dr. Pablo Ribeiro tem consultório no Centro Hospitalar Santa Mônica e faz parte do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e Hospital Santa Terezinha de Erechim.

CRM 37939
RQE 36478